Infraestrutura

O curso de Arquitetura e Urbanismo realiza suas atividades em edificação própria localizada na Rua da Estrela, N. 472, Praia Grande, Centro, desde 2002.  O curso ocupa três sobrados coloniais, além de um imóvel construído para abrigar salas de aula e auditório.

A presença do curso de Arquitetura e Urbanismo em um sítio que foi classificado em 1997 pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade colabora para uma maior inserção dos alunos na cidade, não somente pelo ambiente cultural e histórico, mas sobretudo por possibilitar uma vivência quotidiana com o centro da cidade e da capital do Estado do Maranhão. Contribuindo para reativação das atividades de uma área que ainda reclama políticas de desenvolvimento socioeconômico, hoje o Curso divide suas instalações com o Curso de Licenciatura em Música, sendo vizinho do Curso de Licenciatura em História, que ocupa dois sobrados também na Praia Grande.

a) Instalações:

O curso conta em seu primeiro pavimento com salas de aula equipadas com pranchetas, quadros brancos e infraestrutura pra uso de datashow e outros tipos de projeção. Além disso conta com laboratório de informática equipado com computadores adequados para utilização dos softwares usuais no mundo da arquitetura, além ponto com reprografia e fotocopiadora.

Em seu pavimento térreo conta com auditório, com foyer, banheiros e cozinha de apoio próprios; salão dos arcos utilizado para socialização, estudos, além de eventos;  sala de monografia; salas administrativas; salas dos professores; sala de estudos dos alunos, equipadas com computadores; sala do diretório acadêmico; sala do EMAU; cantina com área de refeição e pátio.

No mezanino conta com salas dos laboratórios vinculados a grupos de pesquisa que contam contam com equipamentos próprios e específicos para as pesquisas desenvolvidas, além de sala multimídia e sala de plástica e maquete.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo possui equipamentos de reprodução audiovisual do tipo datashow. Em seus laboratórios conta com computadores, impressoras, ploter, scanners.

b) Biblioteca

A Biblioteca Setorial de Arquitetura e Urbanismo da UEMA foi criada em 2002, conta com um acervo abrangente que possui 4500 livros, 771 monografias, 206 revistas e periódicos, 127 obras de referência nas sub-áreas: fundamentos de arquitetura, urbanismo, paisagismo; conforto ambiental, planejamento e projeto de arquitetura e urbanismo; arquitetura e planejamento da paisagem, entre outros.

Além disto, os alunos contam com acesso à Biblioteca Central da Universidade Estadual do Maranhão situada no Campus Universitário Paulo VI.

Seu acervo é formado por 18.600 periódicos científicos, 150 partituras, 72.995 livros, 282 dissertações, 90 teses, 2.859 monografias de especialização, 8.500
monografias de graduação e 1.436 CDs e DVDs nas diversas áreas de conhecimento que os cursos ofertados por esta IES necessitam.
De livros disponibilizados na biblioteca são 31.191 Títulos, 77.703 exemplares e 4.200 Ebooks ( Pearson)
De Periódicos são 34 Licenciados; 183 Virtuais, 1.134 Títulos e 31.407 Fascículos Das Monografias de graduação: 7.074 e da Especialização: 5.085
Das Teses disponibilizadas são 119 e de Dissertação 791

Dentre as bibliotecas setoriais está a de Arquitetura e Urbanismo.

Todas são de livre acesso e destinam-se à comunidade universitária e ao público em geral. Os serviços de processamento técnico das unidades setoriais são coordenados pela Biblioteca Central.

As bibliotecas do Sistema UEMA estão conectadas com a rede mundial de computadores e a partir de seu portal, seus usuários tem acesso direto as seguintes bases de dados: Arca, ArXiv, Biblioteca Digital Jurídica (BDJur), Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Biblioteca Virtual em Saúde – Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-Vet), Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (PVS- Psi), Centro de Referência e Informação em Habitação – InfoHab, Directory os Open Access Journals (DOAJ), Domínio Público, Eric, Lexml – Rede de Informação Legislativa e Jurídica, OAIster, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), SciElo, Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) e WorldWide Science. Conta também com serviço de Biblioteca Virtual Universitária 3.0 – Pearson, além de serviço de Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UEMA.