O curso

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão foi criado através da Resolução nº 102/92-CONSUN-UEMA de 18 de dezembro de 1992. As aulas se iniciaram em 08 de Março de 1993, sob autorização da  Resolução nº 303/96-CEE. A primeira turma concluiu suas atividades no segundo semestre de 1997, exatamente ao final do quinto ano de funcionamento do curso, cumprindo todos os dispositivos legais que levaram ao Reconhecimento do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA.

A importância do curso para o Maranhão foi muito grande, pois o Estado ainda preponderantemente agrário, passou, a partir da década de 70, por um rápido e descontrolado processo de urbanização que abrangeu não apenas São Luís, a capital, mas também suas maiores cidades e aquelas de porte médio.

Em um primeiro período das atividades do curso foram marcadas pelo processo de qualificação do seu corpo docente através de Cursos de Mestrado e Doutorado Institucionais – MINTER/UFPE (no período de 2000-2002, com a participação de 18 docentes do DAU) e DINTER/UFRJ (entre 2006-2011, com 12 professores do curso), onde o foco da pesquisa e extensão esteve concentrado na capital do estado, formação histórica e expansão, com forte acento em seu núcleo original, que convive com um longo processo de esvaziamento populacional.

Pesquisas desenvolvidas em conjunto com associações de moradores, secretarias municipais de urbanismo e órgãos de preservação cultural contribuíram para a elaboração de planos de habitação e mobilidade na então área central da cidade.

Tal levantamento histórico, demonstra seu caráter de laboratório e oficina dedicadas às questões que afligem a sociedade, possibilitando a relação dinâmica e responsável entre alunos/professores e a cidade.

Perfil Profissional

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão está estruturado de modo a fornecer uma base de formação e conhecimento tais que ao final do curso o egresso seja capaz de atuar nas áreas de Arquitetura e Urbanismo exercendo as seguintes atividades:

01 – Supervisão, coordenação e orientação técnica;
02 – Estudo, planejamento, projeto e especificação;
03 – Estudo de viabilidade técnico econômica;
04 – Assistência, assessoria e consultoria;
05 – Direção de obra e serviço técnico;
06 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
07 – Desempenho de cargo e função técnica;
08 – Ensino, pesquisa, análise experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão;
09 – Elaboração de orçamento;
10 – Padronização, mensuração e controle de qualidade;
11 – Execução de obra e serviço técnico;
12 – Fiscalização de obra e serviço técnico;
13 – Produção técnica e especializada;
14 – Condução de trabalho técnico;
15 – Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
16 – Execução de instalação, montagem e reparo;
17 – Operação e manutenção de equipamento e instalação;
18 – Execução de desenho técnico;

As atividades acima se referem a edificações conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e regional, paisagismo e trânsito; seus serviços afins e correlatos.

Projeto Pedagógico

Para melhor compreensão do funcionamento do curso, segue abaixo o projeto pedagógico completo do mesmo.