Projeto de Sombreamento Vegetal

Projeto Paisagístico

A SOMBRA

O sombreamento das cidades brasileiras, especialmente as muito urbanizadas, é uma questão de saúde publica inclusive. Seja pelo conforto ambiental que possibilita, reduzindo as temperaturas, seja pela viabilização do uso das espaços livres públicos por mais horas ao dia. Mais sombra significa poder caminhar mais, ficar mais tempo ao livre com proteção, viver mais a cidade à pé. São inegáveis benefícios para a saúde individual e coletiva.

Sombreamento no entanto, não é acidente. É PROJETO! E para isso nos dedicamos em estudar as possibilidades de sombreamento para os projetos de espaços livres buscando que eles sejam mais adequados e preparados.

O corpo humano é uma máquina térmica que constantemente libera energia e qualquer fator que interfira na taxa de perda ou aumento de calor do corpo afeta sua sensação de temperatura.

O corpo humano tolera sem grandes manifestações de desconforto até 37° C de temperatura acima disso inicia-se oas consequências ao aumento da temperatura. 

corpo reage ao aumento da temperatura elevando o fluxo sanguíneo para a pele. Isso, por sua vez, “transfere” o calor de dentro do organismo para a superfície. Ocorre a desidratação. Sao sintomas a:

Entrar em um veículo que passou estacionado 4 horas em sol pleno, em cidades localizadas entre o paralelo 10 e a linha do Equador, não é absolutamente confortável. Tanto a temperatura, quanto a umidade relativa do ar provocam sensações de desconforto, como também mal-estar de motoristas e usuários, principalmente se falarmos das crianças  vao a escola ou voltam das aulas por volta do meio dia.

O estacionamento coberto por tetos vegetais oferece uma redução de temperatura significativa e melhora o conforto das pessoas.

 

A simulação do sombreamento a partir da Carta Solar , em São Luís -MA no mes de junho em três horários.

 Coordenadas geográficas: 2° 34′ 41,8″ S 44° 16′ 50,4″ O.

O angulo dos raios do sol incidentes sobre o solo em determinado horário sao calculados por meio da Carta Solar. A escolha da vegetação arbórea de altura e formato da copa, além da localização de plantio são fatores que podem contribuir para um sobreamento mais eficiente.

Estacionamento G

 

Os estacionamentos de pátios de escolas, fabricas, shoppings, hospitais são esse tipo de espaços livre que estudamos, e que entendemos serem desertos pavimentados. Se a pavimentação é considerada pelo senso comum como essencial para o carro, a arborização é fundamental  para a redução das calorias acumuladas com a exposição ao sol do asfalto e dos carros.

 

A seguir alguns estudos de insolação/sombra para o pátio do CAU se tornar uma área de lazer e estudos.