PLANO DA PAISAGEM INSULAR
Plano da Paisagem da Ilha de São Luís no Maranhão
Realizam0s pesquisas em Planejamento da Paisagem e Impactos Ambientais Atinentes e a Dicotomia da Urbanização Versus Conservação Ambiental visamos a prevenção de desastres em áreas povoadas urbanizadas ou em vias de ocupação urbana. Analisamos tendencias de expansão urbana e simulamos impactos da expansão sobre áreas de proteção permanentes -APP.
Sistema de Espaços Livres da Ilha de Upaon Açu – MA
Fazemos parte da Rede
ESTUDOS DA PAISAGEM DAS UNIDADES HIDRÍCAS DA ILHA
Breve publicaremos demais estudos, levantamentos e análises da Paisagem das 47 Bacias Hidricas da Ilha de Sâo Luis
[button link=”http://www.arquitetura.uema.br/extensao/estudo-da-paisagem-do-rio-claro/” size=”large” color=”cyan”]BACIA DO RIO CLARO[/button] Unidade Hídrica Rio Claro
[button link=”http://www.arquitetura.uema.br/pagina-inicial/lapa/paisagem-insular/estudos-da-paisagem-da-bacia-do-rio-paciencia/” size=”large” color=”red”]BACIA DO RIO PACIÊNCIA[/button] Unidade Hídrica Rio Paciência
[button link=”http://www.arquitetura.uema.br/pagina-inicial/lapa/paisagem-insular/bacia-do-rio-calhau/” size=”large” color=”purple”]BACIA DO RIO CALHAU[/button] Unidade Hídrica Rio Calhau
Levantamento Topográfico Expedito da Ilha de Sao Luis produzido no LAPA
[button link=”<a[button link=”http://www.arquitetura.uema.br/pagina-inicial/laboratorios/lapa/plano-de-paisagem-insular” size=”large” color=”green”]APP COTAS 40+[/button]APP COTAS 40+[/button]Lei Municipal Nº 4.669/2006, Artº 29, § 3º inciso VII. O Plano Diretor de São Luís prevê o controle do uso e ocupação em superfícies localizadas em cotas altimétricas entre 40m (quarenta) e 60m (sessenta metros). Estas altitudes são consideradas áreas de formação sedimentar com alta permeabilidade, constituindo-se em Áreas de Recarga de Aquífero.
Clique aqui para seguir até os nossos resultados de pesquisa que estão disponíveis para consulta.
Mais informações envie contato para: labpaisagem@arquitetura.uema.br
Algumas Referências:
http://www.utfpr.edu.br/noticias/campo-mourao/projeto-sarndbox
Vivian Gorovitz. NPR : EFFECTS OF RISING SEA LEVEL
Vivian Gorovitz. EUSTASY E
O aumento do nível do mar tem preocupado cientistas e gestores em todo o mundo. tanto a subida do nível estará ocorrendo pelo aquecimento dos mares, como também pela intensidade aumentada dos fenômenos climáticos. E alguns países já estão começando a tomar providências para contornar esse problema.
Os estudos dos efeitos do aumento do nível do mar em Manhattan – Nova York (EUA) deram respaldo para projetos de arquitetura paisagística e de Urbanismo Paisagístico como o BIG U.
Veja o desenvolvimento do projeto
Um conjunto de intervenções paisagísticas que aumentaram o nível do solo com formação de morrotes e bancos de solo e areia que conterão as águas em nível mais alto decorrentes de eventos climáticos como foi o caso do furacão Sandy. O projeto BIG resultou de uma força tarefa para repensar o urbanismo e paisagismo como soluções para a preservação dos impactos sobre a vida e o patrimônio. Você pode ver também nesta matéria em português da revista Archdaily.
Se você criar um mapa e compartilhar o link conosco, ficaremos muito felizes. My Maps