Estudos da Paisagem das 47 Bacias da Ilha de São Luís
Projeto de Urbanismo sem Cartografia é ficção!
Produção de Dados do LAPA
Coordenação:Prof.Dra.Barbara Irene Wasinski Prado
Esse trabalho realizados por pesquisadores e estudantes (formiguinhas) das disciplinas de Planejamento da Paisagem, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual do Maranhão, coletando dados e mapas e gerando coletâneas e informações sistematizadas já ocorre há 3 anos no LAPA.
A pesquisa veio da falta de uma cartografia geral das ilhas do Arquipélago de São Luís e também da dificuldade de se obter dados nos órgãos públicos estaduais e municipais. Isso motivou o Laboratório da Paisagem a produzir até o momento:
- levantamento das curvas de nível (5metros) das ilhas de São Luís :Upaon Açu, Tauá-Mirim, Medo, Curupú e Estiva
- delimitação de 47 bacias hidrográficas do conjunto de rios e igarapés (grandezas de 1 a 5 da escala Sthraller) da Ilha de Upaon Açu
- produção de Cartas Hipsométricas – Geral, Ilhas, Bacias (total 47)
- produção de Cartas de Topos, Encostas e Vales – Geral, Ilhas, Bacias (total 47)
As delimitações de 47 bacias hidrográficas do conjunto de rios, riachos e igarapés da Ilha de Upaon Açu foram geradas em complemento à cartografia oficial que reconhece apenas 12 Bacias Hidrográficas e dados do IBGE e do IMESC.
Upaon-Açu denominação indígena dada pelos
Indios Tremembés que significa “ilha grande”em Tupi-Guarani
Detectou-se que a falta do reconhecimento desses outros cursos d’água, mesmo que pequenos e por isso mesmo, têm os levado à degradação e à supressão de nascentes, colocando em risco de eliminação os recursos hídricos da Ilha de Upaon Açu. Em muitos casos, identificou-se que nem sequer se conhece a nomenclatura de rios, riachos e igarapés.