Estudo da Paisagem da Bacia do Rio Paciência

Estruturas Ativas da Paisagem da Ilha de São Luís – MA na Bacia do Rio Paciência

01-Cartas Tematicas

SIMULAÇÕES PARA A PAISAGEM DA BACIA DO RIO PACIÊNCIA

2º Semestre 2018

Estudos da Paisagem da Bacia do Rio Paciência na disciplina Planejamento da Paisagem.

Tabela 01 – Delimitação da Bacio do Rio Paciência por coordenadas geográficas referenciais Pontos Nodais e Marcos Referenciais (Lynch, 1999)

Delimitação da Bacia do Rio Paciência com Marcos Referenciais foi idealizada para a realização do planejamento da paisagem participativa. A metodologia foi desenvolvida no LAPA-UEMA, pela Profa. Dra. Barbara Irene Wasinski Prado (Projeto de Pós-Doc), e tem por finalidade desenvolver a participação popular, através do conhecimento dos limites da bacia hidrográfica ao qual os cidadãos pertencem, moram e desenvolvem suas atividades cotidianas.

O método pode possibilitar não apenas a identificação de si em pertencimento ao contexto da bacia hidrográfica, mas também da tomada de decisão sobre as intervenções nesta paisagem. Reconhecer-se ator desta unidade hidrográfica e conhecer os problemas e soluções urbano-paisagísticos que podem impactar diretamente ou indiretamente em sua vida. Reconhecer-se como agente da conservação ambiental, mas também de sua ação direta em desmatar as matas ciliares e matas galeria; em poluir os cursos d’água, em formar línguas de poluição no mar, entre tantos outros problemas que contribuem para a deterioração de sua vida. Assim como reconhecer a importância de sua participação no que pode afetar diretamente suas vidas.

A proposição deste conceito é a de setorizar por unidades de sub-bacias e fomentar a realização de audiências públicas por sub-bacias ou por conjuntos de sub-bacias diretamente impactadas por propostas tais como: alteração de planos diretores, de zoneamento, de uso e ocupação dos solos, de gabarito dos edifícios, da densidade demográfica ou de empreendimentos diversos que possam afetar a vida dessa coletividade, ampliando sua participação nos processos.

Conheça o Projeto de Extensão: http://www.arquitetura.uema.br/projetos/

Acesse aqui a Calculadora Geográfica que faz a conversão de Coordenadas Geográficas em Grau Minuto Segundo para UTM

Figura 04 – Carta Temática da bacia do Rio Paciência com máscara localizando  APPs – áreas de proteção permanentes, conforme Lei Federal nº 12.651 de 2012 e nº 12.727 de 2012 – Lei da Vegetal Nativa ou popularmente Novo Código Florestal.

Figura 05 – Carta Temática da Bacia do Rio Paciência com estudos de ventilação predominante e de brisas marinha aplicado à determinação de áreas favoráveis à verticalização, ocupação e adensamento urbano e de áreas de proteção ambiental.

Por que proteger o Rio Paciência?

Projeto de Extensão 2019 – Ambientalização do Campus da UEMA

Fonte: LAPA

Figura 00 – Localização do Campus Paulo VI da UEMA dentro da Bacia do Rio Paciência.   Fonte:

Emocione-se!

Comitê Paciência na UEMA